O maior Propósito

Quando lemos o livro de Jonas, iremos aprender que em tudo, Deus tem um propósito, que por muitas vezes não entendemos, e tentamos fugir assim como Jonas, seja por medo ou dúvidas, e devemos lembrar que nem o medo e nem a dúvida provém do Senhor, mas por causa desses sentimentos, acabamos por cair na desobediência e assim pecamos contra ele, e o pecado nos afasta do nosso Senhor, e é claro que teremos consequências.

Deus dá uma ordem a Jonas. Vá a Nínive e anuncie a seus habitantes que irei destruir esta cidade por suas maldades e pecados. Jonas 1:2 . Nínive era a florescente capital do império Assírio 2 Reis 19:36, O temor de Jonas estaria relacionado com o fato de Nínive ser a capital da Assíria, que na época seria um dos maiores inimigos de Israel... e de sua fama de cidade cruel, sanguinária, cheia de mentiras e idólatra. Naum 3:1 Naum 3:4 Naum 3:19.


Jonas temeu e fugiu, comprou a passagem e embarcou em um navio para Társis, achando que poderia se esconder do Senhor, que inocência de Jonas, achar que poderia se esconder do Senhor, o temor nos faz agir assim em desespero, nos cega, não devemos agir pelo que sentimos, mas sim pelo o que cremos, Jonas sabia do poder do todo poderoso, mas ele preferiu seguir seus sentimentos e desobedecer a ordem dada por Deus. No decorrer da história saberemos que Deus enviaria uma grande tempestade, e os marinheiros diante da magnitude daquela tempestade começam a clamar pelo seus deuses, esses que não falam , não ouvem e não escutam,pedindo socorro, mas o mar não se acalmaria. Jonas 1:5.


O capitão do navio vai até o porão, e encontra Jonas dormindo tranquilamente, para estar dormindo tranquilamente, é porquê ele tinha a convicção que tinha escapado de Deus, Deus ainda tinha que tratar com Jonas, tinha que mostrar a ele quão tamanha é sua bondade, seu amor e seu poder, que nada pode impedir o seu agir. O capitão acorda Jonas e conta o que está acontecendo, e pede para que ore para o seu Deus, para que cesse aquela tempestade, mas como? como Jonas iria ter a coragem de pedir algo a Deus? sendo que Deus pediu ele algo e ele não obedeceu, por isso a bíblia nos diz que o pecado nos separa de Deus, não é Deus que nos abandona, somos nós que nos afastamos dele derivado aos erros que cometemos.


Enquanto isso os marinheiros tiram a sorte e Deus permite que caia sobre Jonas, porquê Deus não deixa nada em oculto, e escondido, sendo assim Jonas conta quem é, a que Deus servia, e diz que estava fugindo do seu Senhor. Jonas pede para que o joguem ao mar para que aquela tempestade cessasse , ele sabia da sua culpa, e naquele instante ele temeu mais a Deus do que sua própria morte. E assim, oraram ao Deus de Jonas e jogaram ao mar e  a tempestade então se acalmou.


O maior propósito do Senhor então começa se cumprir, que é a SALVAÇÃO, os marinheiros se espantaram diante de tamanho poder e começaram a respeitar o nosso Deus e ofereceram sacrifícios e fizeram promessas ao único Deus de toda terra e céus. Naquele instante houve festa nos céus, pois o maior propósito de Deus começava a se cumprir. Porque os que adoram ídolos inúteis perdem a oportunidade de receber todas as provas da bondade que Deus oferece! Jonas 2:8


Mas ainda não acabava aí, Jonas devia ter pensado, sou lançado ao mar, eu vou morrer, e a tempestade vai se acalmar e ponto. Não... nada pode impedir o agir de Deus, então o Senhor envia um grande peixe durante 3 dias e 3 noites Jonas permanece ali dentro daquele imenso peixe, e estando Jonas ali orou ao Senhor, trazendo em suas lembranças os momentos horríveis que passou quando foi lançado ao mar, ele afundou sob as ondas, as algas se enrolaram em sua cabeça, ele chegou a base das montanhas ao fundo do mar, e foi separado do mundo dos vivos. Jonas 2:5-6


É assim que acontece connosco quando desobedecemos a Deus, ele permite que passamos por momentos difíceis, desesperadores até, quando achamos que é o fim, que acabou, que não tem mais jeito, clamamos ao Senhor, reconhecemos nossos erros e pedimos socorro, e Deus com toda sua bondade e amor estende suas mãos e diz venha filho eu estou aqui e vou te ajudar, infelizmente foi necessário, para que tu reconhecesse que sem mim não há vida, eu sou seu Deus, o seu criador. Dono dos céus e dos mares e tudo que há em cima e em baixo dele, não há como fugir dos meus olhos que tudo vê, ele conhece nosso andar, nosso falar, nossas necessidades antes mesmo de pedir, sabe quantos fios de cabelo há em nossa cabeça e quantos grãos de areia há na terra.


Quando Jonas já tinha perdido toda a esperança, ele lembrou mais uma vez do Senhor e sua oração sincera subiu até o seu templo. Jonas 2.7


Assim aproximemos  ao Senhor com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo o coração aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura. Hebreus 10:22.Jonas naquele momento de oração e intimidade com Deus e toda sinceridade de seu coração começa a declarar como poderia agradecer tudo o que o Senhor já tinha feito por ele, promete cumprir todas as promessas feitas e reconhece que somente Deus poderia o salvar. Jonas 2:9


Então o Senhor ordena ao peixe que vomitasse Jonas em terra firme, Jonas 2:10 em segurança, pois Deus cuida dos seus, pois seu amor é maior do que tudo que possamos imaginar, infelizmente nós seres humanos somos assim, na maioria das vezes só reconhecemos o seu poder quando estamos diante de circunstâncias desesperadoras, Deus permite que ocorram esse tipo de circunstâncias em nossas vidas, somente por amor, ele não quer nos perder e nem que nos afastemos dele, pois ele nos ama, e sabe que sem ele nós estaremos em grandes apuros, como um pai que zela pelo seu filho, ensina , alerta, mas o filho insiste em seguir seu próprio conselho, as vezes é necessário que deixemos nossos filhos seguir o que acha que está certo, para que ele possa reconhecer por si próprio diante das circunstâncias da vida que estava errado, como na parábola do filho pródigo.  


Sem o Senhor é se aventurar nas profundezas do engano, só o Senhor é Deus sobre todas as coisas. Pela segunda vez Deus dá a ordem a Jonas e diz: Vá até Nínive e avise seus habitantes do castigo que virá contra eles, como eu já tinha ordenado. Jonas 3:1. Desta vez ele obedece a Deus e entrega a mensagem aquele povo, ele sabia que não precisava temer pois Deus tinha lhe mostrado que cuida dos seus. O rei quando ouviu a mensagem enviada por Deus, desceu do seu trono, vestiu se de pano de saco e assentou se sobre as cinzas, e enviou uma mensagem a todos os povos que  vestissem de panos de saco e jejuassem, sem alimento ou água, inclusive todos os animais deveriam jejuar. Jonas 3 :7 :8.


O rei e todo povo de Nínive, se humilharam, jejuaram  e clamaram pela misericórdia de Deus, e quando o Senhor vendo que eles tinham abandonado seus maus costumes, abandonou o plano de destruição daquela terra, pois mais uma vez Deus tinha alcançado o seu maior propósito, a SALVAÇÃO de toda uma nação, mas Jonas ao perceber que Deus não destruiria aquela nação se aborreceu, porquê primeiro, feriria seu ego, vendo que as palavras ditas pela sua boca não se cumpriria, Jonas estava mais preocupado com ele próprio do que a Salvação de milhares de pessoas, segundo, Jonas provavelmente queria vingança, justiça a seus olhos, seria destruir um povo que era inimigo de Israel, que matou inúmeras pessoas, quantas vezes somos assim como Jonas? julgamos ser os donos da verdade, questionamos a vontade de nosso Deus, criticamos nossos irmãos pelos seus erros, e esquecemos dos nossos, devemos sempre confiar que os planos de Deus são melhores do que os nossos, que o maior propósito é a Salvação de uma alma, Jonas mesmo tendo passado pela sombra da morte, ainda não tinha aprendido, que é a vontade de Deus que deve prevalecer.


Jonas pediu a morte, porque nada do que ele disse iria acontecer, Jonas 4:3. A pouco tempo atrás Jonas estava pedindo socorro para que Deus o livrasse da morte, mas agora com o orgulho ferido, preferia a morte, o Senhor com todo amor e paciência pergunta porquê tanta raiva? e Jonas como um filho desobediente sai da cidade resmungando,  e se assenta a leste de Nínive e constrói um abrigo com ramos e folhas e fica esperando para ver se iria acontecer alguma coisa, Jesus nos ensina que amar os que nos amam até os maus fazem, mas que devemos amar os nossos inimigos , que não devemos condenar e nem julgar para que também não sejamos julgados e nem condenados, Lucas 6:27-49.


Mas o Senhor em sua infinita bondade, cuidado e amor pelo seu filho, com a maior paciência fazer crescer uma planta com grandes folhas, para que desse sombra a Jonas para livra lo do calor, mas Deus também envia lagartas, e na manhã seguinte as lagartas tinham roído as raízes da planta , que foi murchando até morrer, quando o Sol começou aparecer, Deus enviou um vento muito quente, que foi em direcção a cabeça de Jonas e ele quase desmaiando,novamente pede a morte, mas o Senhor não tem prazer na morte, Diz-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11.


Deus então pergunta a Jonas, você tem razão de ficar tão aborrecido por causa da planta?

e Jonas diz que sim a ponto de querer morrer, mas o Senhor lhe dá mais uma lição:
Você fica com pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Essa planta que cresceu em uma noite e na noite seguinte morreu. E por que você acha que eu não deveria ter compaixão de uma cidade tão grande como Nínive, com cento e vinte mil pessoas, que não sabe distinguir entre o certo e o errado, além de todos os seus animais? Jonas 4: 10-11. A palavra do Senhor nos ensina também que ele não leva em consideração o tempo da ignorância, “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” Atos 17:30

Não devemos julgar o o nosso irmão, seja porque era um ladrão, uma prostituta, ou um ex espírita ou drogado, ou traficante ou um assassino sanguinário como era Nínive, não importa qual pecado cometeu ,Deus quer resgatar essas almas, para que seu maior propósito se cumpra,“Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Marcos 2.17.
Que possamos ser colaboradores de Cristo na terra, sendo usados diariamente para angariar almas para ele.Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Salmos 34:12-13. Muitas das vezes iremos passar provações, e não iremos entender, mas estaremos sendo usados por ele,devemos confiar, persistir, continuar, ele é amoroso, paciente, e ele pode até permitir que você vá para a fornalha, mas ele irá contigo e não deixará que nem um fio de cabelo seja queimado, deixará você ser vendido por familiares, lançado no fundo do poço, preso, mas te tornará governador do Egito, deixará ser lançado nas covas dos leões, mas mau algum te sucederá, e terão que ver que o Senhor é Deus em tua vida, ele permitirá que vá parar dentro do ventre de um grande peixe, para que você reconheça que somente ele e mais ninguém é capaz de te salvar.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

A diferença entre crer e confiar

Precipitação Perez- Uzá

Nuvem da manhã